20.8.02


As Essenciais

Creio que na seleção Brasileira que irá à China são essenciais ao plantel estas determinadas jogadoras:

Adrianinha *(posição 1)arm
Helen* (posição 2)ala/arm
Janeth* (posição 3)ala
Kelly * (posição 4)ala/pivô
Alessandra* (posição 5)pivô * Titulares
Silvinha(posição 2)
Iziane (posição 2 ou 3)
Cintia Tuiú (posição 4 ou 5)

Estas oito jogadoras, em minha opinião, são a essência da nossa seleção e vou tentar argumentar explicando o por quê de eu sustentar essa opinião.

Helen, sempre foi uma grande arma ofensiva da seleção e líder da seleção na classificação para o mundial na copa américa de 2001, além do mais é muito talentosa e culminou este talento nos últimos campeonatos brasileiros, carioca e por último o paulista, além de haver sido contratada para wnba e por lá sendo muito elogiada nas duas últimas campanhas pelo seu melhoramento defensivo e ganho de massa muscular e sendo parte responsável, inegavelmente, pelo seu time estar nos playoffs da conferência leste nesta estação.

Adrianinha, jogadora de extremo talento ofensivo e de gabarito internacional, que trouxeram como característica visível para o seu jogo de defesa, onde provou na WNBA grande competência e onde podemos observar o Phoenix como melhor equipe na defesa de jogadoras de perímetro.

Janeth, essa jogadora não só faz parte da essência da seleção como é o próprio coração, sendo com distância a melhor jogadora fisíca e técnicamente do Brasil e a jogadora de maior experiência e gabarito internacional.

Kelly, esta jogadora provou não só no Brasil como nos poucos jogos na wnba que merece estar não só na essencia desta seleção como fazer parte da equipe titular. A pouco comentada Kelly já havia liderado o garrafão brasileiro da copa américa e pôde, na wnba, mostrar o seu exímio desenvolvimento defensivo e nos rebotes o que a credenciam como ala-pivô para roubar o lugar da Cíntia Tuiú que deteve a posição na última olímpiada, no entanto, creio a formação com a kelly ser mais proveitosa, já que a mesma traz mais velocidade para as infiltrações no garrafão adversário, assim como os bons chutes de meia distância.

Alessandra, que apesar de não estar na wnba, no momento, é sem dúvidas a melhor pivô da seleção, provou isso na sua temporada em Sidney, sendo responsável pela classificação contra a Rússia e pelo Bronze, fazendo ao lado de Janeth a melhor dupla ofensiva da nossa seleção.

Silvinha, apesar de não estar jogando fora, é no momento a melhor jogadora no Brasil treinando junto a seleção, apesar de precisar melhorar em sua defesa a ninguém deixa dever na parte ofensiva e técnica, servindo suas companheiras muito bem, quando necessário se faz. É muito versátil e tem condições de brigar até por uma vaga de titular, até mesmo porque experiência internacional não lhe falta.

Iziane, provou frieza nas estréias no Yaya Maria na Espanha e no Miami Sol na WNBA, tem muito a desenvolver ainda, mas é uma jogadora de extrema capacidade e esmero ofensivo, melhorou o seu jogo defensivo, numa das melhores equipes defensivas da WNBA e tem muito a acrescentar a seleção se souber ponderar o seu jogo não se precipitando muito.!

Cintia Tuiú, é uma grande jogadora, tem uma defesa capaz e uma técnica como poucas pivôs no mundo, perderia sua posição para Kelly, pois creio que sua função está muito mais para Alessandra do que para a Kelly, ou seja, quando o time tem Tuiú e Alê no jogo, ganha em altura, no entanto perde em velocidade, no entanto Barbosa poderá usar essas jogadoras conforme a necessidade, pois contra equipes como Rússia e França a Tuiú tem mais utilidade, no entanto contra China e Austrália a Kelly contribuiria muito mais!


As outras posições, que sobram são 1 pivô, 1 ala-pivô, 1 ala e 1 armadora.

Na posição de pivô estão na disputa, Érika, Geisa e Zaine. Zaine está brigando meio que por fora, mas a história de convocações do Barbosa nos levam a crer que ela pode ser forte concorrente. Geisa pode levar uma vantagem, já que apresentou um bélissimo jogo ofensivo e defensivo, principalmente nos rebotes, no entanto o fato de Érika estar na WNBA pode dificultar a presença da guerreira na seleção, pois apesar de Érika não vir jogando na wnba, certamente os aprendizados como ex-pivô da wnba, Michael Cooper, deverão estar dando algum resultado, no entanto eu devo confessar minha preferência pela pivô Geisa, já que a Érika vem se precipitando muito nos jogos e está certamente sem ritmo para o mundial, além do mais vem apresentando deficiência técnica na defesa e nos lances-livre.
Na posição de ala-pivô a grande briga está entre Mamá e Ega, a primeira desenvolveu seu trabalho defensivo na Europa e terá muito a mostrar na seleção caso seja convocada, já que os seus tiros de meia distância vêm sendo muito bem aproveitados pela jogadora, no entanto, Mamá continua fazendo muitas faltas. Ega mostra muito talento, porém acredito que ainda terá que ampliar seu desenvolvimento para conseguir uma vaga na seleção já que sua posição é muito disputada.

Micaela, Líliam, Renata e Adriana Santos, disputam uma vaga que pode ser transformada em duas, caso o Barbosa resolva eliminar uma ala-pivô, o que eu considero um erro, já que a posição de garrafão é sempre a mais faltosa e por falta de subistitutas poderá macular um desempenho ou outro da seleção! Micaela é muito boa na defesa e sua impulsão e velocidade poderão levá-las a vaga que lhe sobra. Líliam, mostrou na seleção que não é mais só uma tiradora de três pontos, melhorou na defesa e sua altura pode contribuir com os rebotes na seleção. Renata, tem a seu favor a juventude e a força, se souber combinar os dois fatores poderá se tornar uma grande esperança para o Brasil, mas creio que não será desta vez que ela será convocada. Adriana tem ao seu favor o apoio e preferência clara de Barbosa, que não esqueceu seu nome em suas últimas convocações, além da grande bagagem adquirida na França, mas continua irregular e precisa de massa muscular e jogo de pernas mais apurados para melhorar na defesa e assim garantir sua vaga.
Na posição de armação parece que a Viviam não conseguirá mesmo, pois se mostra insegura e irregular, logo não deve estar satisfazendo as pretensões de Barbosa. A briga maior fica entre Jacque Godoy e Claudinha, Jacque mostrou segurança na posição nos desafios contra argentina e Claudinha traz o estigma das últimas convocações o que nos leva a crer a preferência de Barbosa, além do mais está há algum tempo na WNBA e sempre que teve oportuinidade mostrou serviço, e o fato de estar jogando em campeonatos de maior nível que a Jacque talvez prediga maior experiência, no entanto Godoy tem a simpatia popular e tem segurança na posição, apesar de não ter característica tão ofensiva quanto as outras candidatas a vaga.

A minha seleção deveria ser:

Adrianinha*
Claudinha
Adrianinha
Helen*
Silvinha
Janeth*
Iziane
Micaela
Geisa
Mamá
Kelly*
Alessandra*
Cintia Tuiú

João Cláudio Junior